A explosão das APIs e o poder transformador da inteligência artificial estão redesenhando o cenário dos meios de pagamento em todo o mundo. Segundo o State of the API Report, da Postman, somente em 2023, o Brasil consumiu 52,4 milhões de APIs, tornando-se o terceiro maior consumidor global. Esse dado reflete a onipresença das APIs em várias áreas, desde aplicativos de entrega até serviços de streaming. E é justamente no setor financeiro e de meios de pagamento que essas tecnologias estão sendo mais exploradas para expandir e diferenciar produtos e serviços.
O dinamismo desse mercado torna praticamente essencial a utilização e disponibilização de APIs, seja por fintechs, instituições financeiras, órgãos reguladores ou serviços de proteção ao crédito. A interconexão de funcionalidades é crucial para atender às demandas do mercado e às expectativas dos consumidores.
Além disso, a ampliação da oferta e da utilização de APIs tende a fomentar ecossistemas financeiros mais abrangentes, inovadores e eficientes. Investir em APIs já não é mais uma escolha, mas uma necessidade premente para o mercado financeiro.
O Brasil se destaca em iniciativas baseadas em APIs, como o Open Banking e o PIX. O PIX, por exemplo, foi amplamente reconhecido como um sucesso no pagamento instantâneo, tornando-se o meio de pagamento mais utilizado no país em 2023, segundo dados da Febraban e da Abecs. Isso evidencia a relevância crescente da utilização de APIs no mercado de meios de pagamento nacional.
A Confluência de APIs e Inteligência Artificial
Para impulsionar ainda mais o uso das APIs no mercado financeiro, é crucial explorar sua combinação com inteligência artificial. Segundo o Gartner, até 2026, mais de 80% das empresas utilizarão APIs baseadas em inteligência artificial generativa (GenIA). Parte desse uso será voltada para melhorar a experiência do usuário (UX) e otimizar os resultados desejados de forma específica e direcionada.
A IA pode desempenhar um papel decisivo no monitoramento da operação e da qualidade das APIs, fornecendo insights importantes para os times técnicos sobre o comportamento das APIs e auxiliando na automação de tarefas relacionadas à recuperação e continuidade do serviço.
A incorporação da inteligência artificial nas APIs está transformando o panorama dos serviços financeiros, permitindo disponibilizar funcionalidades exclusivas, como análises de comportamento financeiro, avaliações de crédito ágeis e eficazes, e detecção de fraudes em transações financeiras. Esse avanço não só aprimora a experiência do usuário, mas também possibilita que as organizações coletem dados valiosos em conformidade com as regulamentações de governança de dados.