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Branding no E-Commerce: compreenda a arte de construir uma marca atraente e eficaz.

O branding no e-commerce é uma estratégia crucial para empresas em diferentes setores, e isso não é diferente para as lojas online. Descubra como construir o reconhecimento da marca do seu e-commerce e como isso pode impulsionar resultados positivos para o seu negócio!

Trabalhar o branding é essencialmente gerenciar a sua marca. Isso inclui implementar estratégias para tornar sua empresa mais reconhecida, desejada e estabelecer uma conexão duradoura com os consumidores.

Embora pareça simples, na verdade é um processo complexo que abrange desde a concepção até as ações de marketing da empresa.

No contexto do e-commerce, o branding desempenha um papel crucial para as lojas que almejam alcançar resultados cada vez mais expressivos.

Branding para e-commerces

Já parou para refletir sobre o motivo pelo qual algumas lojas virtuais se destacam e são mais queridas do que outras, mesmo oferecendo produtos semelhantes?

Provavelmente, o grande diferencial dessas lojas está no branding.

Investir na gestão da sua marca é crucial, especialmente no ambiente virtual.

Isso pode trazer uma série de vantagens, como o aumento do retorno sobre investimento (ROI), maior valor vitalício do cliente (LTV), redução do custo de aquisição de clientes (CAC) e muito mais. Além disso, é uma excelente maneira de cultivar defensores da sua marca.

As pessoas passam a comprar da sua loja por se identificarem com os valores e história, criando um vínculo de fidelidade. Uma marca forte é a moeda mais poderosa que uma loja virtual pode possuir, representando sua maior vantagem competitiva.

E o melhor é que isso é totalmente viável!

Neste artigo, exploraremos como construir uma marca sólida para lojas virtuais e se destacar dos concorrentes, para que você não precise mais competir apenas com base em preço. Apresentarei alguns passos que você pode seguir para desenvolver o branding da sua marca de forma eficaz.

Inicie do básico

Poucas marcas investem precocemente e mantêm uma certa consistência em sua estratégia de branding.

Muitas vezes, é uma reflexão tardia, surgindo apenas depois que um certo nível de sucesso já foi alcançado. Ou seja, é algo que as marcas começam a considerar quando acreditam ter tempo e recursos financeiros disponíveis.

Porém, não há oportunidade de causar uma primeira impressão várias vezes, certo? E essa primeira impressão é crucial desde o primeiro dia.

Portanto, antes de mergulhar de cabeça em algumas estratégias de branding, é essencial ter uma compreensão aprofundada do próprio negócio.

Um excelente ponto de partida é reunir sua equipe e realizar uma breve sessão de brainstorming para determinar se sua marca é genuinamente notável. Para isso, busque responder às seguintes perguntas:

  • Seu negócio de e-commerce possui uma missão clara?
  • Seu produto resolve algum problema específico?
  • Qual é a percepção dos seus clientes atuais sobre a sua empresa?
  • Qual é a percepção dos seus potenciais clientes sobre a sua empresa?
  • Que atributos você deseja que os clientes associem à sua empresa?

No cenário ideal, você seria capaz de responder a essas perguntas sem hesitação, mas sabemos que a realidade é diferente.

Será necessário um certo esforço para obter essas respostas.

Portanto, esteja atento aos feedbacks dos clientes em suas redes sociais, nos comentários sobre seus produtos e até mesmo nas opiniões expressas em sua página “Quem somos”.

Para obter mais insights, recomendo também realizar uma pequena pesquisa de mercado.

Envie um e-mail aos seus clientes para entender o que pensam sobre você e seu produto, oferecendo algum benefício para aqueles que participarem da pesquisa, como um desconto.

Isso ajudará a obter o máximo de respostas possíveis, enriquecendo assim as informações recebidas.

Dicas adicionais para aprimorar ainda mais seu branding:

  • Desenvolva um logotipo marcante, criado por um profissional com experiência em branding;
  • Integre sua marca em todas as plataformas de mídia social que você utiliza, mantendo uma imagem de perfil consistente em todos os seus canais;
  • Crie uma persona de branding e seja consistente com seu tom e estilo em todos os seus canais de comunicação.

Agora que você entende melhor como sua marca é percebida pelos clientes, podemos explorar as estratégias que nos diferenciarão dos concorrentes.

Mostre sua História

Quem não aprecia uma boa narrativa?

Ao longo da história da humanidade, as histórias têm desempenhado um papel fundamental. Como seres humanos, temos uma inclinação natural para lembrar e nos conectar emocionalmente por meio de narrativas mais do que qualquer outro meio.

Contar a história da sua marca de uma maneira que inspire confiança nos seus clientes em potencial é essencial. O objetivo é evocar sentimentos para que você seja memorável.

“Qual é a sua razão de existir?”

Embora seu produto possa cativar alguns clientes, um produto de excelente qualidade é o mínimo esperado da sua marca!

A maioria dos seus potenciais clientes deseja conhecê-lo, e, é claro, você também deve conhecê-los.

Portanto, é importante deixar bem claro:

  • Por que você decidiu iniciar o negócio;
  • Quem você é;
  • Quais são suas paixões;
  • O que você representa;
  • Quais são seus valores;
  • O que é significativo para você.

Essas respostas são fundamentais para a construção da sua identidade de marca e para posicionar sua marca de forma única em relação às outras.

Qual é a sua representação?

O que sua marca representa? Toda empresa é construída em torno de um conjunto de ideias, sonhos e objetivos, não é mesmo?

Então, por que não compartilhar isso com o mundo? Os clientes precisam entender sua promessa de marca.

Associe sua marca a projetos (ou crie os seus próprios) que buscam contribuir para o desenvolvimento da sociedade. As pessoas se engajarão na causa se encontrarem uma visão alinhada com a sua.

Aqui, descubra algo em que realmente acredita, caso contrário, esses ideais se perderão com o tempo.

Garanta que promova essa mudança não apenas em sua página “Quem somos”, mas em todos os lugares. Isso faz parte da sua marca.

Harmonize as expectativas

Promessas vazias não beneficiam ninguém. A decepção causada pela sua empresa pode acarretar sérios danos à sua marca.

Já ouviu falar que clientes insatisfeitos compartilham suas experiências negativas em todos os cantos? Certamente você não deseja que isso ocorra com sua marca, certo?

O elemento mais crucial para evitar isso é nunca fazer promessas vazias: não prometa o que não pode cumprir.

Construir uma marca sólida é um processo de longo prazo, porém, destruir tudo o que você trabalhou para alcançar pode ocorrer em questão de segundos.

Um exemplo clássico desse erro está relacionado às políticas de devolução e envio. Evite oferecer prazos de entrega irreais. Nesse contexto, a honestidade é essencial. Embora possa ser que, no momento, você não consiga competir com os grandes em termos de prazos (isso é uma questão de tempo), sem dúvida, evitar criar detratores para a sua marca é sempre a melhor opção.

Portanto, lembre-se de que seus prazos de entrega e políticas de frete e devolução não precisam ser os melhores do mercado, mas sim claros e honestos.

Experiências do cliente

A jornada do cliente abrange essencialmente todo o seu percurso, e você já está ciente de que ela deve ser impecável, desde o site até a entrega do produto.

No entanto, uma das áreas frequentemente negligenciadas por muitas lojas virtuais é a experiência pós-venda: o produto é despachado e os detalhes, como a embalagem, são frequentemente esquecidos, assim como o desenvolvimento de um relacionamento contínuo com o cliente após a compra.

A Apple, por exemplo, tornou-se famosa por suas embalagens extraordinárias. Aqueles que já adquiriram um produto da marca sabem que a sensação de abrir a caixa é verdadeiramente especial.

Quando você consegue surpreender seus clientes de forma completa com uma experiência pós-venda, isso indica que você está no caminho certo, e quanto mais personalizada for essa experiência, melhor.

Um exemplo notável de bom relacionamento com o cliente é o NuBank, uma empresa de cartões de crédito que regularmente surpreende seus clientes com gestos como roteiros de viagem para aqueles que solicitam desbloqueio internacional, cartas escritas à mão, presentes para os animais de estimação que danificam os cartões de seus donos, entre outras ações personalizadas que geram centenas de promotores da marca.

Comece com pequenas personalizações. Não é necessário um grande investimento para começar a surpreender: use a criatividade.

Cultive sempre a gratidão

Atualmente, as marcas conseguem se destacar no espaço online, porém muitas vezes falham em retribuir seus clientes adequadamente.

Não importa quantas vendas sua loja online tenha realizado, sempre busque oportunidades para expressar gratidão aos seus clientes, seja por meio das redes sociais, e-mails ou outros canais.

No entanto, evite o óbvio e vá além do automático. Não envie mensagens genéricas como “Obrigado pela compra, aqui está seu número do pedido”. Procure por algo que reflita sua identidade e seus valores.

Seja grato, reconheça o apoio de seus clientes e incentive o engajamento com sua marca!

Concentre-se no seu nicho de mercado.

Ouvimos frequentemente o ditado “não é possível agradar a todos”. E isso nunca foi tão verdadeiro.

Concentrar seus esforços em um público específico reduz significativamente a pressão de “agradar a todos”, tornando sua mensagem muito mais eficaz.

Defina seu mercado-alvo e comunique-se com quem você deseja alcançar. Desenvolva uma persona para orientar suas estratégias de branding e lembre-se sempre de que suas ações visam essa persona, não você.

Não é todo mundo que faz parte do seu público-alvo, e nem todo mundo precisa gostar da sua mensagem. O importante é que ela esteja alinhada com os valores, linguagem e objetivos da sua persona.

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