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Impactos causados pelos métodos de pagamento no seu e-commerce: quais são eles?

A seleção dos métodos de pagamento para e-commerce demanda atenção especial. Um dos principais motivos para essa cautela é que esses métodos estão entre os motivos que levam os consumidores a abandonarem seus carrinhos, impactando diretamente na taxa de conversão de vendas online.

É crucial ter em mente que o volume de vendas no comércio eletrônico está em constante crescimento. Isso reflete o aumento da preferência das pessoas por compras online, exigindo que os varejistas ajustem seus negócios para atender a essa demanda crescente.

Para fornecer uma visão desse cenário, dados da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, indicam que as vendas no e-commerce têm previsão de atingir R$ 185,7 bilhões em 2023 e ultrapassar R$ 273 bilhões até 2027. Em termos de quantidade de compradores online, espera-se quase 88 milhões em 2023 e mais de 102 milhões nos próximos cinco anos, até 2027.

Considerando esses números e a importância dos métodos de pagamento para a conversão, o que pode ser feito para não perder oportunidades de venda? Quais formas e métodos de pagamento devem ser disponibilizados em sua loja virtual para não só evitar a perda de clientes, mas também para incentivá-los a retornar e se tornarem clientes fiéis?

Quais são os efeitos dos métodos de pagamento no comércio eletrônico?

Os principais efeitos dos métodos de pagamento no comércio eletrônico incluem:

  • Redução do abandono de carrinhos durante o checkout;
  • Influência nas decisões de compra dos consumidores;
  • Aprimoramento da experiência de compra do cliente.

Entendimento das demandas dos consumidores

A jornada do consumidor e sua experiência de compra são aprimoradas quando o varejista compreende suas necessidades e o contexto em que se encontram.

Por exemplo, apesar da redução do número de desbancarizados no Brasil, ainda existe uma parcela significativa, cerca de 16% da população adulta, que permanece sem acesso ao sistema financeiro, conforme dados do Banco Central citados em um artigo do site Exame.

Diante desse cenário, se o comércio eletrônico não oferece métodos de pagamento que não dependem de conta bancária, como boleto bancário e carteira digital, ele deixa de atender a esse grupo de consumidores. Isso resulta em uma experiência de compra online insatisfatória para essas pessoas e pode significar a perda de oportunidades de venda.

Segurança durante o processo de checkout.

Quanto à segurança nos métodos de pagamento, é importante destacar que este é um dos fatores que contribuem para o abandono de carrinhos no comércio eletrônico, como mencionado anteriormente neste artigo.

Quando um cliente hesita em fornecer os detalhes do cartão de crédito durante uma compra online, por exemplo, isso impacta diretamente em sua jornada e experiência, podendo levá-lo a buscar uma plataforma de vendas que ofereça um ambiente mais seguro.

Infelizmente, o índice de fraudes no Brasil permanece elevado. Em 2022, por exemplo, foram registradas 5,6 milhões de tentativas fraudulentas no comércio eletrônico. A maioria dessas tentativas está relacionada ao uso de cartão de crédito, totalizando R$ 5,8 bilhões em transações fraudulentas.

Quais opções de pagamento disponibilizar em sua plataforma de comércio eletrônico?

As opções de pagamento para e-commerce devem ser variadas para atender às diferentes necessidades e preferências dos consumidores de forma precisa.

Formas de pagamento:

  • Pagamento à vista;
  • Pagamento parcelado;
  • Pagamento com data futura.

Meios de pagamento:

  • Dinheiro;
  • Pagamento por aproximação;
  • Cartão de crédito;
  • Cartão de débito;
  • Cartão pré-pago;
  • Carteira digital;
  • Boleto bancário;
  • Pagamento recorrente;
  • BNPL (Compre Agora, Pague Depois);
  • Link de pagamento;
  • QR code;
  • Transferência bancária (TED);
  • Pix.

Formas de pagamento para o e-commerce

As formas de pagamento se referem à condição de como uma compra será quitada. Embora o termo seja frequentemente utilizado para descrever os meios de pagamento – que são as ferramentas utilizadas para realizar uma transação -, seu contexto está mais relacionado à maneira como uma aquisição será saldada.

No Brasil, as formas de pagamento que podem ser oferecidas aos clientes incluem:

  • À vista: o pagamento é efetuado no momento em que o pedido é realizado. Os métodos de pagamento que podem ser utilizados para isso incluem Pix, cartão de débito e dinheiro, entre outros similares.
  • A prazo: o pagamento é realizado após a aquisição, podendo ser efetuado de uma vez só ou de forma parcelada. O método de pagamento mais comum para isso costuma ser o cartão de crédito.
  • Com data futura: trata-se do pagamento único em uma data posterior, definida no momento da venda. O meio de pagamento que mais se encaixa nessa condição costuma ser o boleto bancário.

Conforme observado, as formas de pagamento estão intimamente ligadas aos meios de pagamento. Na prática, um complementa o outro e, juntos, são fundamentais para aprimorar a experiência de compra dos clientes. Isso porque oferecem uma variedade de opções que aumentam as chances de o varejista atender às necessidades e preferências de seu público-alvo.

Meios de pagamento para o e-commerce

Os métodos de pagamento abrangem as ferramentas utilizadas para liquidar uma transação. No sistema financeiro nacional, encontramos opções digitais e presenciais.

Dinheiro: Embora possa parecer estranho inicialmente, o dinheiro é um método de pagamento para e-commerce, especialmente em um contexto omnichannel. Por exemplo, permite que o cliente escolha um produto online e pague em dinheiro no momento da entrega. Isso é comum em serviços de entrega de alimentos e pode ser adaptado para atender a diferentes grupos de consumidores, evitando a perda de vendas.

Pagamento por aproximação: Este método segue o mesmo princípio e pode ser integrado a uma estratégia omnichannel. No Brasil, foi responsável por uma movimentação significativa em 2022, de acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Cartão de crédito: Um dos métodos mais tradicionais, o cartão de crédito continua sendo amplamente utilizado. Em 2022, ele registrou uma movimentação expressiva, tanto em compras online quanto físicas, segundo a Abecs.

Cartão de débito: Apesar da competição com o Pix, o cartão de débito mantém uma participação significativa no e-commerce. Em 2022, embora tenha havido uma queda em comparação ao ano anterior, ainda movimentou um valor considerável.

Cartão pré-pago: Este método tem ganhado destaque recentemente, com um aumento significativo em sua movimentação em 2022. Sua utilização cresceu expressivamente em comparação ao ano anterior.

Carteira digital: As carteiras digitais têm sido apontadas como uma das opções de pagamento mais promissoras para o e-commerce. Prevê-se que representarão uma parte significativa do valor transacionado em vendas online em todo o mundo até 2024.

Boleto bancário: Apesar de ser uma opção para clientes sem relacionamento bancário, sua oferta pode também incentivar compras de clientes que optam por não usar outros métodos de pagamento, como cartão de crédito.

Pagamento recorrente: Ideal para negócios com serviços de assinatura, esse método contribui para reduzir a inadimplência e oferece uma previsão mais precisa do faturamento.

BNPL (Buy Now, Pay Later): Essa modalidade permite ao cliente pagar suas compras a prazo, sem a necessidade de um cartão de crédito. Prevê-se que representará uma parte significativa das compras online até 2025.

Link de pagamento: Prático e simples de usar, é uma opção democrática que atende bem mesmo os clientes que não têm acesso a outros meios de pagamento.

QR code: Semelhante ao link de pagamento, sua dinâmica de pagamento é rápida e simples, contribuindo para uma experiência de compra fluida.

Transferência bancária (TED): Apesar de ter menos transações do que outras opções, sua movimentação financeira é considerável, especialmente em relação ao valor transacionado.

Pix: Tornou-se um dos métodos de pagamento mais importantes para o e-commerce no Brasil. Sua praticidade, rapidez e segurança o tornam um importante conversor de vendas online, além de gerar menos custos para os lojistas e melhorar o fluxo de caixa.

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